Mari Indica
É com muito prazer que estreamos hoje, com Mariana Canan de Miranda, uma coluna semanal, onde ela dará dicas de leituras especiais para nossos queridos leitores.
Obrigada Mariana e seja muito bem vinda ao Caminho das letras!
Olá pessoal, fui convidada pela Marli para fazer parte de seu blog então vou estrear hoje a minha aparição semanal, falando sobre indicações da nossa literatura brasileira, com indicações temáticas.
Sou a típica paulistana que adora a sua cidade e encontra nela mil opções para tudo que quero e preciso, por isso as minhas indicações de hoje serão sobre histórias que se passam aqui na cidade de São Paulo, em homenagem a mais um aniversário desta cidade que amo.
A minha primeira indicação de hoje é:
AS BATIDAS PERDIDAS DO CORAÇÃO
Bianca Briones
Sabe aquela história que você lê e sente tudo o que a autora está escrevendo?
Aquela história que é perfeitamente real e que você sabe que ela pode acontecer com você, com algum familiar ou vizinho?
É essa a história.
De extremo realismo, muito bem escrita, a história não deixa dúvidas sobre quanto o preconceito social, a diferença de classes é mais comum do que imaginamos e que a realidade que muitas vezes achamos distantes de nós, como violência, uso de drogas, estão mais perto do que imaginamos, mas também que em meio a tudo isso, a confiança, a amizade e o amor ainda imperam e transformam as pessoas.
Ah, sem contar que esse livro tem uma playlist fantástica.
Sinopse
Viviane acaba de perder o pai. Com a mãe em depressão, ela se vê obrigada a assumir o controle da casa com o irmão mais novo. Rafael teve o pai assassinado há alguns anos e agora viu quatro pessoas de sua família, incluindo a única irmã, morrerem em um acidente de carro. Viviane pertence a uma classe social que ele despreza. Rafael é tudo o que ela sempre ouviu que deveria evitar. Eles são opostos, porém dividem a mesma dor. Jamais se aproximariam se a morte não os colocasse frente a frente, e agora, por mais que saibam que são completamente errados um para o outro, não conseguem evitar uma intensa conexão, que poderá salvá-los ou condená-los para sempre.
https://www.amazon.com.br/As-Batidas-Perdidas-do-Cora%C3%A7%C3%A3o/dp/8576863227
A minha segunda indicação, foge dos padrões românticos que eu tenho preferência, no entanto é um retrato da metrópole na qual vivo e é um problema social ao qual a maioria das pessoas finge não ver.
Uma visão nua e crua da cidade de São Paulo, vista e contada por alguém que viveu esse drama, no entanto uma leitura que acredito que valha a pena conhecer.
QUARTO DE DESPEJO: DIÁRIO DE UMA FAVELADA
Carolina Maria de Jesus
Sinopse
O diário da catadora de papel Carolina Maria de Jesus deu origem à este livro, que relata o cotidiano triste e cruel da vida na favela. A linguagem simples, mas contundente, comove o leitor pelo realismo e pelo olhar sensível na hora de contar o que viu, viveu e sentiu nos anos em que morou na comunidade do Canindé, em São Paulo, com três filhos.
https://www.livrariacultura.com.br/p/livros/didaticos/paradidaticos/leitura-adaptada-facilitada/quarto-de-despejo-42961748