O que seria dos autores sem os leitores?
Neste dia especial, Dia do Leitor, o Blog não poderia deixar de homenagear uma leitora muito importante na vida de vários escritores nacionais. Ela é especial, por quê além de uma leitora voraz, com seu imenso coração, ajuda muitos escritores a melhorarem suas obras por ser uma mulher extremamente inteligente, formada em letras e literatura e ainda com uma mãe que possui um assento cativo na Academia Mineira de Letras. Estou orgulhosamente falando de Adriana Célia Matos. a quem tive o prazer de conhecer e me encantar por sua generosidade, por seu altruísmo e honestidade.
Conheçam um pouco mais desta mulher incrível e leitora que merece toda a nossa gratidão enquanto escritores Nacionais que somos!
ENTREVISTA COM ADRIANA CÉLIA MATOS:
Quem é a leitora?
Sou uma professora de Português e Literatura, aposentada, casada, sem filhos, mas crio uma sobrinha/afilhada com muito carinho e amor como se fosse minha filha.
A quanto tempo lê?
Comecei a ler quando criança, pois meus pais sempre nos incentivaram com a leitura.
Como surgiu a paixão pela literatura nacional?
Minha mãe. Sempre li para nós as histórias de Monteiro Lobato e outros autores. Quando crescemos começamos a ler os livros infantis e só nos era apresentado livros nacionais. Depois na faculdade tive mais autores nacionais e depois que surgiu o Amazon no Brasil eu comecei a ver que tinha muitas autoras brasileiras e muito boas. Fiquei fã e não parei de ler os livros de todas que me foram apresentadas.
Qual seu gênero preferido de livro?
Gosto muito de romance de época, mas leio todos os tipos de livros. Só não sou muito fã de ficção científica.
Alguma história já te tirou o sono?
Muitas algumas eu até sonhei com o livro e entrei na estória. Principalmente quando são livros de fatos reais.
O que é terminar um livro?
Às vezes é muito frustrante, se o livro é muito bom não quero que termine. Mas se o livro não agrada fico feliz quando termina.
Quando uma leitura não te agrada?
Quando tem muita repetição dos diálogos dos personagens, ( a personagem conta seu diálogo e no capitulo seguinte o personagem repete todo o diálogo), erros de português me deixam muito triste.
O que mudaria se pudesse para tornar a Literatura Nacional melhor?
A Literatura Nacional é boa, só falta divulgação, preços mais baratos para os livros serem impressos, e com um preço mais acessível para o leitos.
É difícil ser leitora em um país que desvaloriza tanto a Literatura?
Um pouco difícil, mas não impossível. Sempre tem livros nas bibliotecas, estações de metrô de São Paulo (tem-se estante de livros para pegar e ler de graça), muito sebos (onde podemos comprar por um preço menor) e até mesmo a troca entre amigos. Falta um pouco de comunicação entre os leitores.
O que o mundo dos livros trouxe para você?
Sempre me refugiei em um livro, acho muito bom viajar na estórias e até mesmo conhecer lugares e em outras situações rever lugares já visitados e que são citados nos livros.
Você se imagina fora desse universo?
Não, sempre tive e terei um livro para ler.
Você faz resenhas dos livros que lê? Como é resenhar um livro?
Não faço resenhas, só avalio o livro, a estória e a autora.
Estar envolvida com escritores(as) de quem você é fã causa que tipo de emoções?
È muito bom poder conhecer um pouquinho mais das pessoas talentosas que escrevem os livros. Tenho um grande apreço por todas que já conheci.
Um livro que marcou você?
Vários, mas vou citar os dois últimos que li e me deixaram abaladas. Kurt Seyit & Shura – é uma história de amor linda e real. É Para o Meu Próprio Bem – fala sobre o drama de uma mulher violentada psicológicamente, muito triste.
Você costuma participar da vida dos autores(as), ajudando na divulgação de suas obras? Se sim, como faz isso?
Sim, indico muito os livros e até compro alguns para dar de presentes a pessoas queridas. Utilizo a rede do Facebook, Instagram e Twitter.
Como leitora, o que você acha que precisa melhorar na Literatura Nacional?
Alguns autores precisam deixar de copiar os outros e serem mais criativos.
Indicação de livros.
Vou indicar alguns livros de época nacional:
UM AMOR PARA PENÉLOPE e toda série BELLEÉPOQUE
UM AMOR CONQUISTADO – SÉRIE AMORES
Leiam também os livros citados na pergunta 13 acima. Temos excelentes autoras nacionais. Indico todas.
Recado para os leitores(as).
Leiam mais, procurem saber sobre nossas(os) autoras(os)
Recado para os autores(as)
Continuem com a criatividade, esperteza e talento que vocês sempre têm.