O que seria dos autores sem os leitores?
A vida de um autor, seria completamente vazia e sem sentido sem os leitores, por isso faço questão de abrir esse espaço para quem está sempre prestigiando o trabalho do autor e além disso, ainda faz questão de ajudar na divulgação de suas obras... No caso desta leitora, posso afirmar com toda a convicção que faz isso com muita alegria, jovialidade e maestria.
Pessoa alegre, cordial, companheira e acima de tudo um ser humano fantástico, é claro que quem conhece já sabe que estou falando de Mariana Canan de Miranda, ou simplesmente Mari. Divide seu tempo como mãe, professora, leitora e divulgadora, para alegria dos Autores! Atua como administradora e mediadora de várias páginas de divulgação e com sua alegria contagiante envolve leitores e escritores. Conheçam um pouco mais desta leitora fantástica que é Mariana Canan de Miranda!
1) Quem é a leitora?
Bom, eu me chamo Mariana Canan de Miranda, 45 anos, casada, mãe de uma futura psicóloga de 21 anos e uma pimenta de 14 anos, sou professora por formação, atuo na área, porém sou leitora e apaixonada por livros por vocação.
2) A quanto tempo lê?
Leio desde que me entendo por gente, minha grande incentivadora foi uma professora na 3ª série, claro que houve uma época em minha vida que deixei um pouco de lado a minha compulsão, mas sempre estava às voltas com um livro. Já li vários gêneros literários, mas a minha paixão mesmo são os romances.
3) Como surgiu a paixão pela literatura nacional?
Sempre gostei de ler de tudo um pouco, já li desde clássicos da literatura nacional, houve uma época em que eu li muito Paulo Coelho, sempre que posso leio romances espíritas, que eu adoro, como Zíbia Gasparetto, Mônica de Castro. Descobri os romances ditos hot, em um grupo no facebook, via muito as pessoas comentando sobre O Clube 13 da Bárbara Biazioli e resolvi arriscar, até então só havia lido estrangeiros e fiquei encantada com a quantidade de autoras e obras maravilhosas.
4) Qual seu gênero preferido de livros?
Sou apaixonada por romances, de qualquer tipo, seja policial, dramático, hot, água com açúcar, espíritas...
5) Alguma história já te tirou o sono?
Sim, várias e de várias maneiras diferentes, seja pelo inconformismo do final, seja pela reação que a história em si me causou.
6) O que é terminar um livro?
Terminar um livro, para mim é como se eu tivesse vivido aquela história, dependendo do livro, ainda fico com aquela sensação de que se eu começar outro estarei traindo a minha leitura anterior. Coisa de louco né?
7) Quando uma leitura não te agrada?
Não tem algo em específico que não me agrada, mas se a leitura não me prender nos primeiros capítulos, fica difícil de continuar.
8 ) O que mudaria se pudesse para tornar a literatura Nacional melhor?
Acredito que há público para todo mundo, que essa história de ficar brigando por leitor é besteira, que dessem mais oportunidades para novos escritores, que essa coisa de uma editora praticamente obrigar o escritor à vender um rim para publicar, é sacanagem.
9) É difícil ser leitora, administrar emprego e família, resenhas e páginas das quais você participa e ajuda na administração?
Consegui me adaptar à essa loucura toda, afinal faço o que faço com muito amor e prazer.
10)O que o mundo dos livros trouxe pra você?
Me trouxe conhecimento, me trouxe pessoas maravilhosas que quero levar para vida toda, me trouxe oportunidade de descobrir a paixão que tenho em betar, resenhar, em estar à frente
em meios de comunicação em que eu possa expressar minha opinião, interagir com as pessoas, fazer alguém feliz.
11) Você se imagina longe desse Universo?
Hoje não mais.
12) Como é resenhar um livro?
É ter a oportunidade de mostrar às outras pessoas o que eu senti lendo aquele livro, é dar a oportunidade de que outras pessoas se interessem também por aquela leitura, é uma forma de mostrar que aquele autor vale à pena ser lido e conhecido por outras pessoas.
13) Estar envolvida com escritores(as) dos quais você é fã causa quais tipos de emoção?
Você pode imaginar o que é conviver mesmo que virtualmente com essas pessoas, fazer parte de seus projetos e poder estar pessoalmente ao lado dessas pessoas é uma alegria infinita.
Às vezes pinta aquela insegurança de não corresponder as expectativas, mas a gente sempre acaba se acertando.
14) Uma resenha que você fez e te marcou.
Todas tiveram uma importância para mim, porque descobri que resenhar aquele livro que gostei é um prazer enorme, mas devido todo envolvimento que tive com Cicatrizes da M F Correa, torna-o especial para mim em todos os sentidos.
15) Como é participar da vida dos autores ajudando na divulgação de suas obras?
Me é muito prazeroso fazer essas divulgações, acredito que assim nossa literatura ganha mais evidência e força
16) Como é saber que, com seu trabalho, você torna as pessoas mais felizes?
Muito gratificante
17) Indicação de livros.
É covardia pedir indicações, são tantos livros bons que temos.
Descobri tantos livros ótimos, tantas autoras maravilhosas esse ano, que seria injusto indicar alguns, digo sim, para que deem oportunidades às nossas autoras.
18) Recado para os leitores(as).
Não existem livros ruins, existem gostos diferentes, então não se deixem levar pelas críticas de outras pessoas, não importa se dizem que determinado livro é modinha, ou que hot não é literatura, leia aquilo que você quer e aquilo que você gosta, o importante é você gostar de ler.
19) Recado para os autores(as).
Continuem com essa garra, com essa vontade de mostrar ao mundo aquilo que você sabe fazer, que é escrever, que é fazer o leitor viajar com suas histórias, críticas sempre haverá, mas para cada 1 que falar mal de você e sua obra, 10 falarão bem e muitas vezes o boca à boca é uma ótima forma de divulgação
20) Resenha de um livro que te marcou.
É difícil dizer, mas as resenhas para mim sempre foram uma ótima forma de indicação, muitos dos livros que leio e que descobri, foram através de resenhas
21) Fale um pouco de cada uma das páginas de divulgação que você administra ou atua como moderadora.
Comecei como moderadora do Meninas do Café, onde não me canso de dizer que fui muito bem recebida, mesmo sendo a única que não é escritora, acabei sendo promovida a ADM.
O MDC é um grupo voltado basicamente à literatura nacional, claro que os estrangeiros também passam por lá, através de nossas leituras, mas acredito que o intuito do grupo é interagir e mostrar o quanto nossa literatura é importante, o quanto ela é vasta. Lá além das nossas brincadeiras e descontração, você sempre encontrará espaço para divulgar suas obras, indicações de leitura, etc.
A page e o grupo Love For Books era uma ideia de uma amiga, que por ter outros projetos, acabou que deixando-os parados, então com a permissão dela é claro, passei a administrá-las e vi como uma saída em um tempo em que o facebook não podia ver as palavras lançamento e divulgação, que bloqueava os autores, então foi um meio em que achei de poder divulgar essas autoras.
Já a Capítulo I foi uma ideia da minha filha, que achou horrível uma foto que eu coloquei em um post na Love For Books, então criamos essa página e ela me ajuda com as postagens, respostas e até mesmo com resenhas.
O propósito de cada uma delas é mostrar um pouco das minhas preferências e divulgar tudo aquilo que gosto, as autoras nacionais...
22) Deixe o link de cada uma delas.
Link's:
https://www.facebook.com/Cap%C3%ADtulo-I-1919809554951319/
https://www.facebook.com/Lovforbooks/
https://www.facebook.com/groups/818368444983097/
https://www.facebook.com/groups/818368444983097/