O Que Seria Dos Autores Sem Os Leitores?
Hoje apresentarei mais uma leitora fantástica que faz a vida dos escritores valerem a pena!
Uma mulher apaixonada por livros que doa gratuitamente um pouco do seu tempo na ajuda da divulgação dos trabalhos de autores nacionais independentes. Suas resenhas são fantásticas, assim como ela! E cada minuto de sua doação é inquestionavelmente incalculável. Em sua página, promove brincadeiras, sorteio de brindes, entrevistas com as autoras, tudo para ajudar a divulgar seus trabalhos... Ela é Viviane Oliveira, mulher, mãe, esposa, leitora, resenhista e administradora de uma página no face book chamada "Divagações da Vivi".
É por pessoas como ela que escritores não desistem de seus sonhos... Pessoas como a Vivi são o combustível que abastece a força motris de autores que lutam por seu espaço. Por um mundo mais cheio de Vivis! Isso é o que pedem todos os dias os autores nacionais!
Obrigada cara Viviane, esse é o meu agradecimento e tenho certeza que o de muitas outros autores também! Nenhuma linha escrita teria valor sem encontrarem pelo caminho pessoas como você!
1) Quem é Viviane leitora?
É uma mulher sonhadora, que ama ler e viajar nas histórias. Porém não lê qualquer coisa e abomina qualquer alusão ou forma de romantizar temas que ofendem e banalizam valores e pessoas.
2) A quanto tempo trabalha com isso?
Desde maio de 2016 3) Por quê começou a ajudar as pessoas dessa forma?
Sempre amei dar uma mãozinha, mais tudo começou com uma brincadeira em um grupo de adotar um autor e divulga-lo. Adotei 4, e desde então não parei mais. 4) Como surgiu a paixão pela literatura nacional?
Minha infância foi regada de lindas aventuras escritas por Marcos Rey, Pedro Bandeira, Monteiro Lobato, depois veio Machado de Assis, José de Alencar fechando com Fernando Sabino. Então acredito que a literatura nacional sempre esteve presente na minha vida, e essas autoras maravilhosas que tanto admiro só vem completar e complementar meu gosto por coisa boa. (risos). 5) Qual seu gênero preferido de livros?
É difícil dizer pois amo tudo com exceção de terror. Mais comédia romântica e drama são tudo de bom! 6) Alguma história já te tirou o sono? Sim, Mil beijos de Garoto de Tillie Cole pois chorei muito, mexeu com meu psicológico de tão linda e A Colina das Almas Perdidas da Marli, pois ao passo que me deixou com medo de fechar os olhos me encantou com o amor e esperança que a história trouxe.
7) O que é terminar um livro?
Difícil, pois me apego tanto a história que não quero terminar, adoraria te-los (os personagens) sempre comigo. 8) Quando uma leitura não te agrada?
Quando não tem “a cola” que me prende, por isso quando começo a ler um livro que não gosto paro e retomo um tempo depois, sempre dou uma chance. Mais temas que romantizam aborto, pedofilia, traição abuso físico e psicológico nem tento.
9) O que mudaria se pudesse para tornar a literatura nacional melhor?
Promoveria mais eventos e debates junto à mídia para promover e divulgar os diversos gêneros literários nacionais. Pois assim mostraria o que temos de maravilhoso. 10) É difícil ser leitora, administrar a família, resenhas e páginas de divulgação?
Sim, muito. Pois acaba não dando tempo para conciliar tudo e fazer do meu jeito, porém ainda assim, faço das tripas coração para cumprir com alguns prazos. E sempre fica a sensação de que poderia ter feito melhor. 11) O que o mundo dos livros trouxe para você?
Além de conhecimento, pois muitos livros tem temas maravilhosos e super pesquisados, trás relaxamento, um momento de lazer de maneira que minha mente fértil viaja e apaixona-se sempre mais. 12) Você se imagina fora desse universo?
Não, sempre fiz parte dele. É visceral. 13) Como é resenhar um livro?
É delicioso. É expressar minha opinião de um jeito que conquiste leitores para o livro. Porém as vezes é difícil pois nem sempre consigo colocar emoção nas palavras. O que faz com que atrase a entrega da resenha, pois se estou bloqueada espero isso passar. 14) Estar envolvida com escritores(as) de quem você é fã causa que tipo de emoções?
Saber que aquela pessoa tão talentosa e maravilhosa de quem você devora os livros está à distância de uma caixinha in box e pode bater um papo, é incrível! 15) Vivi, como surgiu a idéia da página "Divagações da Vivi"?
Algumas autoras sempre davam a ideia, porém a autora Cari Ramalho meio que me apertou em um canto e me intimou a criar um espaço para minhas divagações. Daí surgiu o grupo. 16) A quanto tempo a página existe?
Um ano agora em novembro.
17) Vivi como é administrar a sua página, que vem crescendo a cada dia mais? A página mesmo eu não movimento muito, lido melhor com o grupo, há muita interação. É gratificante pois você colhe resultados todos os dias e sabe que está contribuindo para a divulgação de autores maravilhosos e tem membros fiés que fazem tudo valer a pena.
18) Uma resenha de livro que marcou você?
As 3 primeiras que fiz. Prisão de Aline Andrade, Juliana de Cari Ramalho e Minha Doce proteção de Vivy Keury. 19) Como é participar da vida dos autores(as), ajudando na divulgação de suas obras? Compensador. É maravilhoso ver a gratidão nas palavras deles.
20) Como você se sente sabendo que está fazendo as pessoas mais felizes com seu trabalho?
Feliz. Saber que posso contribuir com uma pequena ajuda sem esperar nada em troca é libertador. 21) Indicação de livros.
Não tenho um específico, nosso meio literário trás um leque muito amplo com todos os gostos. Então só posso dizer: procure o seu e apaixone-se! 22) Recado para os leitores(as).
Não critique duramente um livro que você leu e não gostou. Lembre-se: O que é chato para você pode ser o que outra pessoa amará. 23) Recado para os autores(as).
Sonhe com a cabeça nas nuvens e os pés no chão, sem precipitação. As oportunidades virão na hora certa. E principalmente nunca desista mediante os obstáculos. 24) Link da página "Divagações da Vivi"?
Grupo: https://www.facebook.com/groups/666911050154219/?ref=group_header
25) Deixar a resenha de seu livro preferido.
Amo todas, mais essa da autora Vivy Keury, a terceira que fiz me marcou muito.
MINHA DOCE PROTEÇÃO - Vivy Keury "Todos nós temos um anjo da guarda. Aquela pessoa não necessariamente celestial, ou de luz. Ela nos orienta, sacode e nos da um ombro amigo. É isso que Angélica e Jhennifer são uma para a outra, almas gêmeas, irmãs que o destino uniu. Essa história nos mostra quatro personagens que ao longo da trama vão interligar suas vidas de forma linda e profunda. Jhennifer é uma garota doce, porém com um passado doloroso que a marcou duramente. No entanto, isso não a impede de ser guerreira e correr atrás dos seus sonhos. Angélica, por sua vez , tem tudo que uma vida abastada pode proporcionar, além de pais amorosos. Todavia é muito insegura. Os garotos Lorenzo e Alexsander... Bem como descrevê-los? Lindos amorosos e extremamente carinhosos e protetores. Lorenzo e Jhennifer ... Angélica e Alexander! Os anjos cumprem sua missão e todos vivem felizes para sempre! Será? Não! O passado de Jennifer volta para destruir sua felicidade e dos que estão a sua volta, de forma cruel e desumana. Como eles irão enfrentar esses percalços? Como guardar segredo que podem destruir planos e um futuro promissor? Viery Keury nos brinda com um livro sobrenatural, onde o amor, a esperança, o ódio, a cobiça, a inveja andam paralelos. Vilões sombreiam e escurecem o céu dos mocinhos. Anjos destinados a entrelaçarem suas vidas aos humanos, destinados cumprir seus desígnios. Leitura leve e cheia de emoção, que leva a reflexão sobre o quanto devemos aproveitar as oportunidades que a vida nos proporciona. Recomendo essa história linda que vem recheada de suspense, muito sexo (alguém ligue um ventilador) e um final inusitado. . Ficou curiosa? Minha doce proteção na Amazon!"
Termino agradecendo imensamente a participação dessa mulher maravilhosa e retificando a gratidão de todos os autores!
Obrigada Vivi!
Paz e luz a todos e até a próxima!