O Que Seria Dos Autores Sem Os Leitores?
Hoje falaremos da importância dos leitores para o trabalho dos escritores. De nada valeria passar meses a fio sentado em frente ao teclado de um computador criando uma obra, seja ela fantástica, romântica ou carregada de suspense se não houvesse do outro lado os leitores. Toda a energia que se coloca em um livro ficaria apenas estagnada se os leitores não a movimentassem com seus comentários, críticas, elogios e até mesmo as discussões que eles promovem entre eles a favor ou contra os personagens... Isso é magia! A magia que faz o escritor não desistir de seu sonho!
Resolvi fazer essa matéria para elogiar aqueles que mantém de pé os autores através do amor pela literatura.
A nossa entrevistada de hoje é a Adiany Junior, muito mais do que leitora, ela é resenhista e ajuda muitas autoras na divulgação de suas obras, tudo isso pelo simples fato de amar a rica e vasta literatura nacional, pela qual ela se apaixonou e pasmem... Por causa desse amor, descobriu dentro dela o amor pela poesia! E que poesias essa mulher faz!
Conheçam um pouco mais da leitora apaixonada e poeta Adiany Junior. Começarei colocando aqui uma de suas poesias que venceu um concurso na página Do Éter ao Desconhecido e outras obras que pedia um poema com o tema Amor Além da Vida:
"Amor Além Da Vida" Que seja eterno tudo que nos define. Que nos eleva e que nos sucumbe. Que seja eterno o que em ti procuro. Que sejam doces nossos sentimentos e que nunca se apaguem por medo. Que seja eterno meu coração que a cada batida dele seja uma canção. Que sejam eternas as tardes de amor e a cada minuto seja de puro esplendor. Que seja eterna minha cara metade que eu a ache onde eu for. Que seja sempre eterno o nosso amor. Busco em você o meu eterno meu sossego e meu chamego. Te busco além da vida, além dos mares ou das colinas. Busco um dia te reencontrar pois a cada noite estou a te esperar. Volta amada minha. Trás de volta minha alegria e retira minha agonia. Que seja sempre eterno meu amor além da vida.
Adiany Junior
1) Quem é Adiany leitora?
Adiany era uma sonhadora que adorava passar horas imaginando lugares e pessoas diferentes. A leitura pra mim se tornou um vício bom na hora que mais precisei. Uma apaixonada por cada história que embarca e extremamente sincera nas suas conclusões literárias.
2) A quanto tempo trabalha com isso? Não levo como trabalho. Levo como ajuda as amigas. a uns 5 meses eu fiz minha primeira resenha em vídeo. Que agradeço a Viviane Oliveira que numa gincana me incentivou. De lá pra cá, cada dia me renovo um pouco. Cada dia descubro algo novo pra ajudar as meninas.
3) Por quê começou a ajudar as pessoas dessa forma? Como eu disse foi meio por acaso que deu certo. Mas ajudar as autoras me deixa muito feliz. Acho que todas merecem ser conhecidas e divulgadas em seus lindos trabalhos. Apesar de o mundo literário ser bem concorrido.
4) Como surgiu a paixão pela literatura nacional? Minha paixão pelo nacionais começou a exatos 5 anos atrás numa fase ruim que tive da minha mãe vó internada num hospital e pra passar o tempo eu navegava muito no Facebook. E numa dessas eu conheci a Júlia Fernandes que me indicou seu livro no wattpad e depois do livro um anjo em meu destino desencadeou meu amor nos nacionais. E posso dizer que sou viciada nas novidades.
5) Qual seu gênero preferido de livros? Sou apaixonada nos romances. De todos os tipos, mais já li suspenses , distopia tudo por indicações e pra ajudar as amigas.
6) Alguma história já te tirou o sono? Olha a Jandui Felipe tem um conto que ela diz que é fraquinho rsrs, chama-se cidades dos espelhos. Esse me tirou o sono. Nunca mais vejo um espelho no quarto como antes. Pode parecer bobo ela até riu de mim, mas eu tirei o meu de perto da cama .
7) O que é terminar um livro? Dependendo do livro é querer ter muito mais da leitura. E me deixar de ressaca literária por algum tempo até eu embarca em outro sonho. Amo ler, e leio com prazer.
8) Quando uma leitura não te agrada? Se ela não me prender de cara nos primeiros capítulos. Se a autora ficar de enrolação ou se ela for descritiva de mais. Não curto livros longos cheios de voltas pra chegar a ideia principal.
9) O que mudaria se pudesse para tornar a literatura nacional melhor? Acho que começaria pelo mercado literário. Acho injusto as autoras trabalharem arduamente e não terem seu valor. Acho injusto esse preconceito e essa disputa sem medida que vejo nas páginas. Acho que seria muito mais interessante a união do que essa guerra besta.
10) É difícil ser leitora, administrar a família, resenhas e ainda ajudar os escritores(as) na divulgação de suas obras? Olha ,quando se faz com amor se arruma um tempinho pra tudo. Eu tento conciliar da melhor forma possível. E ainda me dedicar um pouco as poesias.
11) O que o mundo dos livros trouxe para você? Indiscutivelmente pessoas maravilhosas que eu acompanho cada passo, torcendo junto e sofrendo também. Amigas queridas que fiz ao longo desses ano porque esse ano foi rico em pessoas abençoadas em minha vida. E também meu lado vocacional de expressar meus sentimentos e achados nas minhas resenhas. Se estou aqui agora e por incentivo delas que eu chamo de meu jardim. Eu ajudo mais sou apoiada é incentivada também.
12) Você se imagina fora desse universo? Não, depois que você prova desse mundo literário e difícil você querer sair. As vezes você se decepciona no meio do caminho mais sair nunca foi uma opção pra mim.
13) Como é resenhar um livro? Resenhar pra mim e por a alma do livro ao público. É expressar minhas emoções e tudo que a autora passou pra mim nessa viagem da leitura. É contar e indagar deixando a curiosidade e a vontade de ler de quem for ver a resenha. Então eu sou bem crítica quando o assunto é fazer uma resenhas. Eu costumo só fazer dos livros que me tocaram a alma é que me fizeram ou deixaram um aprendizado. Por isso gosto muito de não ter vínculo com ninguém. Não sei fazer uma resenha por obrigação , ela tem que vim do coração.
14) Estar envolvida com escritores(as) de quem você é fã causa que tipo de emoções? Eu costumo dizer que ganhei uma família literária. Tenho um grupo de autoras que trato como família e isso me causa sentimentos bons. É gratificante poder está no mundo delas mesmo que de fora apoiando em uma palavra ou lendo algo pra uma singela avaliação. Eu digo que meu maior sentimento é gratidão.
15) Adi, quando percebeu que era poetisa além de resenhista? Resenhista veio por meio da Viviane Oliveira. Como eu disse nunca me imaginei fazendo vídeo resenhas. Mas deu certo e sempre faço algumas. Poetisa. A conversa veio de muitos anos atrás. A poesia e a forma que eu achei de expressão. Eu coloco em palavras oque a boca não fala e sai do coração. Isso vem desde que eu tinha 13 anos mas nunca levei a sério. Sempre achei que eram bobas. Até que cai nas mãos da Marli e depois disso está aí o resultado do livro do wattpad.
16) A quanto tempo você escreve poemas? A uma boa parte da minha vida. Eu sempre fui muito sozinha e a poesia me fazia companhia. Pena que não tenho mais todas. Mas também aos 13 anos eram pequenos versinhos. Mas amo muito expressar em palavras cada uma delas.
17) Adi, de onde vem a inspiração para seus poemas? Minhas inspirações são da vida. Dos amigos. De sentimentos contidos que não posso contar. De coisas que eu precisava contar pra alguém e não tive coragem de falar. Algumas decepções diárias de amigos. Em todo momento surge algo novo. Podem ser românticas, solitárias ou feliz. Elas sempre aparecem pra mim. Eu só faço que fluam da melhor forma.
18) Uma resenha de livro que marcou você? Um minuto da Mag Alves. Esse foi um dos livros intensos que li esse ano. E pode acreditar que acabei com a resenha prontinha na cabeça . Acho que até acordei a Mag. Lembro bem que acabei de manhã cedinho e fui correndo pro waths app .Continuação da 18 Conversei com a Mag sobre o livro é a intensidade do seu conteúdo. Falar de depressão não é fácil e a Mag deu um show no livro.
19) Como é participar da vida dos autores(as), ajudando na divulgação de suas obras? Eu particularmente gosto muito. mais muitas vezes eu me acho meio que da família delas sabe, a conversa sai tão facilmente que esqueço que sou só a leitora amiga. E com relação as divulgações eu faço por livre vontade ninguém nunca pediu nada. Eu que sou de ajudar mesmo.
20) Como você se sente sabendo que está fazendo as pessoas mais felizes com seu trabalho? Me sinto grata. Porque sei que tô ajudando um pouco mais nessa longa caminhada de cada uma. Eu sou tão intensa com relação a elas que eu sofro e fico feliz com cada vitória. Mais eu acho que as vezes eu sou mau interpretada. Mas no mais eu continuo ajudando no que eu puder.
21) Indicação de livros. Gente a lista e grande com relação a leitura. Mas vou deixar alguns atuais que sei que fará diferença . * Um minuto Mag Alves *Nem mais um minuto Mag Alves * Corações apaixonados da Denilia Carneiro. *Cicatrizes M f correia *Traição e Traição 1.5 da Paloma White * Renuncia de sangue Jandui Felipe * Meu erro Cinthia Freire * Juliana cari Ramalho * Um anjo em meu destino Julia Fernandes *Reencontrando o passado Bibi Santos * O tempo que for necessário da Ellen s Savvy * O vizinho e voltando a amar da Danda Alencar. São livros intensos de ensinamentos. Eu tenho muitos outros mais esses tem toda uma história por trás e alguns ensinamentos.
22) Recado para os leitores(as). Como leitora e amante da leitura eu digo que cada uma de vocês valorizem o que é nosso. Leitura internacional e boa, e sim, eu tenho vários. Mais nossas autoras não deixam a desejar em nada. Temos muito gente boa aqui. Se puderem conhecer e saber como é gratificante essa troca de amizades ,vão em frente. É maravilhoso tudo isso. E acima de tudo embarquem na leitura com amor e de coração aberto.
23) Recado para os autores(as). A vocês autores(a) meu muito obrigada por dividirem suas obras e por lutarem cada dia mais por um lugar ao sol nessa selva desumana que é o mercado literário brasileiro. Aí meu jardim de flores obrigada pela paciência e dedicação que tem comigo. Eu sou imensamente grata de ser amiga e leitora de muitas de vocês. Só espero contribuir cada dia mais . E outra coisa, se apoiem mais. O mercado e pra todos. Não precisa desmerecer o colega por seu lugar em destaque. Sejam humildes perseverantes nos seus ideais.
24) Link de seu facebook, e da sua página no wattpad. https://my.w.tt/UiNb/TacxRY18jI link de sentimentos em palavras no wattpad
25) Deixar a resenha de seu livro preferido.
Um minuto da Mag Alves Depois de perder o marido Gustavo de forma repentina, e dolorosa a jovem Mariana, uma moça de enormes sentimentos, Se tranca em seu mundo particular. bancária se torna uma pessoa sem vontade de viver. Mariana entra no mundo da depressão e passa apenas viver da sua dor nas lembranças do amado marido. Cada dia um novo dia e prata ela era só mais um sofrimento que muitas vezes ela tinha tentado resolver. Mariana se isolou de tudo e todos tendo como companhia apenas nesse seu mundo a sogra que sempre tentava reanimá-la, e a fazer viver. Até um dia ela conhecer Fábio. Fábio era um jovem lindo mas que vivia sua dor de ter o coração partido por um amor. morava em Londres e, mesmo sem experiência no mundo dos negócios se viu obrigado a voltar ao Brasil para ajudar a revolver problemas na empresa do pai. E um certo dia de uma forma inusitada o destino fez com que o caminho dos dois se cruzassem, mas se apaixonar de novo não fazia parte dos planos de Mariana, pois ela achava que se envolver com outra pessoa era trair o Gustavo, o marido falecido e aquém ela devotava seu amor eterno. Mais quando se está destinado ninguém muda. E Fábio com todo seu carinho e atenção foi entrando no coração da Marina. A princípio não foi fácil, mais a vida se encarrega de mostrar oque é verdadeiro. E assim a Marina e o Fábio vão seguindo essa jornada. Pois a intensidade desse livro te faz querer descobrir cada vez mais.
Agora que conheceram um pouco mais dessa leitora especial, visitem sua página no wattpad e descubram um pouco mais de seus lindos poemas.
Até a próxima. Paz e luz a todos!